Projeto e Implementação de uma Ferramenta Voltada ao Desenvolvimento do Vocabulário em Língua Portuguesa de Crianças Surdas

Autores

  • Nathália Amaral Carvalho UFPA
  • Benedito de Jesus Ferreira UFPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.24869

Palavras-chave:

Informática na educação de surdos, educação especial, ferramenta inclusiva, Língua Portuguesa e surdos.

Resumo

Este artigo descreve resultados da aplicação de uma ferramenta informatizada relacionada ao desenvolvimento do vocabulário em língua portuguesa de alunos surdos. A partir de uma verificação da literatura e das necessidades cotidianas do Instituto Felipe Smaldone (IFS) em Belém – PA projetou-se uma ferramenta que inclui um conjunto de atividades, organizadas em fases e níveis com graus crescentes de dificuldade, envolvendo imagens e palavras escritas, e auxilio a partir da  língua brasileira de sinais (Libras). As primeiras aplicações sugerem um importante potencial dessa ferramenta na ampliação do vocabulário referente a diferentes categorias, com  impactos positivos esperados na capacidade de interpretação e de produção textual, assim como na comunicação de forma mais ampla.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-30

Como Citar

CARVALHO, N. A.; FERREIRA, B. de J. Projeto e Implementação de uma Ferramenta Voltada ao Desenvolvimento do Vocabulário em Língua Portuguesa de Crianças Surdas. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 3, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.24869. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/24869. Acesso em: 9 fev. 2023.