Um sistema orientado a serviços para suporte a atividades de laboratório em disciplinas de técnicas de programação com integração ao ambiente Moodle
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.21986Palavras-chave:
serviços web, avaliações automatizadas, laboratório de programação e arquitetura orientada a serviços.Resumo
As disciplinas de técnicas de programação ministradas em cursos de computação e engenharias costumam ser muito numerosas, exigindo tempo e empenho de professores e monitores que, muitas vezes, não conseguem realizar um acompanhamento eficiente dos alunos. Visando contribuir com as condições de ensino e aprendizagem desses cursos, tanto na modalidade presencial como a distância, este trabalho apresenta o desenvolvimento da automatização de avaliações de programas nas linguagens C, C++ e Java. O ambiente integra uma versão estendida de uma ferramenta Web utilizada em maratonas de programação, por meio de uma arquitetura orientada a serviços, ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-07-28
Como Citar
FRANÇA, A. B.; SOARES, J. M.; GOMES, D. G.; BARROSO, G. C. Um sistema orientado a serviços para suporte a atividades de laboratório em disciplinas de técnicas de programação com integração ao ambiente Moodle. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21986. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21986. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).