Um sistema orientado a serviços para suporte a atividades de laboratório em disciplinas de técnicas de programação com integração ao ambiente Moodle

Autores

  • Allyson Bonetti França DETI/CT/Universidade Federal do Ceará
  • José Marques Soares DETI/CT/Universidade Federal do Ceará
  • Danielo Gonçalves Gomes DETI/CT/Universidade Federal do Ceará
  • Giovanni Cordeiro Barroso Departamento de Física/Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21986

Palavras-chave:

serviços web, avaliações automatizadas, laboratório de programação e arquitetura orientada a serviços.

Resumo

As disciplinas de técnicas de programação ministradas em cursos de computação e engenharias costumam ser muito numerosas, exigindo tempo e empenho de professores e monitores que, muitas vezes, não conseguem realizar um acompanhamento eficiente dos alunos. Visando contribuir com as condições de ensino e aprendizagem desses cursos, tanto na modalidade presencial como a distância, este trabalho apresenta o desenvolvimento da automatização de avaliações de programas nas linguagens C, C++ e Java. O ambiente integra uma versão estendida de uma ferramenta Web utilizada em maratonas de programação, por meio de uma arquitetura orientada a serviços, ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-28

Como Citar

FRANÇA, A. B.; SOARES, J. M.; GOMES, D. G.; BARROSO, G. C. Um sistema orientado a serviços para suporte a atividades de laboratório em disciplinas de técnicas de programação com integração ao ambiente Moodle. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21986. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21986. Acesso em: 4 dez. 2022.