Requisitos de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para TV Digital Interativa

Autores

  • Airton Zancanaro PPGEGC – Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC
  • Paloma Maria Santos PPGEGC – Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC
  • José Leomar Todesco PPGEGC – Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21984

Palavras-chave:

educação a distância, ambiente virtual de aprendizagem, tv digital interativa, sociedade do conhecimento.

Resumo

O processo de ensino/aprendizagem a distância alcançou no mundo proporções jamais esperadas graças, principalmente, à evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). A não-obrigatoriedade da presença física em horários predeterminados abriu precedente para que inúmeras pessoas se integrassem a esse novo cenário, onde a educação, por meio dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), ganha destaque. Considerando a TV Digital como uma mídia bastante atrativa para suportar também a Educação a Distância (EaD), o presente artigo, partindo de uma revisão bibliográfica, buscou levantar os requisitos necessários para a disponibilização de um AVA na TV Digital Interativa (TVDI). Considerando as particularidades desta mídia, apresentamos como resultado os requisitos tecnológicos e pedagógicos, cuja explicitação visa auxiliar no desenvolvimento de ambientes propícios para o ensino/aprendizagem.

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Publicado

2011-07-28

Como Citar

ZANCANARO, A.; SANTOS, P. M.; TODESCO, J. L. Requisitos de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para TV Digital Interativa. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21984. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21984. Acesso em: 4 dez. 2022.