Ambientes Virtuais de Aprendizagem Alternativos e Inovadores para Potencializar novas Soluções em EaD

Autores

  • Antônio Luiz Mattos de Souza Cardoso Departamento de Biblioteconomia/ Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Teresinha Fróes Burnham Faculdade de Educação (PPGE/FACED)/ Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21976

Palavras-chave:

ambiente virtual de aprendizagem, arquitetura pedagógica, aprendizagem colaborativa, blended learning.

Resumo

Este artigo descreve um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na Web, intitulado Hospital Educacional, que utiliza recursos de processamento de linguagem natural integrada a uma interface lúdica. Com estes recursos diferenciados, ele pode ser considerado alternativo e inovador em relação a outros AVA’s já consolidados e com amplo alcance global. O modelo pedagógico é baseado em práticas modernas de ensino-aprendizagem ao incorporar uma proposta de aprendizagem colaborativa entre os aprendizes, com a presença do professor mediado pela tecnologia de informação para cursos presenciais. A integração dos recursos, interface e modelo pedagógico no ambiente constitui a sua Arquitetura Pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-28

Como Citar

CARDOSO, A. L. M. de S.; BURNHAM, T. F. Ambientes Virtuais de Aprendizagem Alternativos e Inovadores para Potencializar novas Soluções em EaD. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21976. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21976. Acesso em: 16 abr. 2024.