A interação em ambientes virtuais de aprendizagem: motivações e interesses dos alunos.
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.21972Palavras-chave:
ambiente virtual de aprendizagem, educação a distância, aprendizagem, motivação.Resumo
A interação em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) é fenômeno de substancial importância para o sucesso de programas de ensino a distância. Neste artigo, discutimos sobre as motivações de alunos para interagir por meio de AVAs. A partir dos diálogos desenvolvidos pelos alunos, foram categorizados os seguintes motivos e interesses: (a) dúvidas operacionais, de conteúdo e de avaliação, (b) iniciativas para a colaboração, (c) desejo de afiliação ao grupo, (d) manifestações de afetividade, (e) negociação e conflitos e (f) desejo de privacidade e não supervisão. Os dados coletados correspondem aos diálogos desenvolvidos entre alunos e professores, em um curso superior a distância, submetidos à análise de seu conteúdo em uma abordagem interpretativista.Downloads
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Publicado
2011-07-28
Como Citar
MÜLBERT, A. L.; GIRONDI, A.; PEREIRA, A. C.; NAKAYAMA, M. A interação em ambientes virtuais de aprendizagem: motivações e interesses dos alunos. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21972. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21972. Acesso em: 1 maio. 2025.
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Artigos
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