Análise de desempenho para o armazenamento versionado de conteúdos binários com acesso eficiente via Web

Autores

  • Corneli Gomes Furtado Júnior DETI/CT – Universidade Federal do Ceará
  • Danielo Gonçalves Gomes DETI/CT – Universidade Federal do Ceará
  • José Marques Soares DETI/CT - Universidade Federal do Ceará
  • Giovanni Cordeiro Barroso Depto de Física – Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21971

Palavras-chave:

educação à distância, conteúdos didáticos digitais (CDDs), controle de versão, autoria.

Resumo

A livre disponibilização de conteúdos didáticos digitais (CDDs) vem crescendo de maneira expressiva na Web. A boa conduta ética requer que versões modificadas sejam disponibilizadas juntamente com a original, guardando os devidos créditos de autoria. Não se percebe, entretanto, repositórios que forneçam instrumentos apropriados para o controle de versões. Visando especificar um repositório que permita não só o reuso, mas também o acesso eficiente a CDDs, são avaliados os aspectos positivos e negativos de técnicas distintas para versionamento na Web, apresentando-se uma análise comparativa de desempenho entre o Subversion (SVN), MySQL e PostgreSQL. Os melhores resultados são obtidos em soluções híbridas, com a disponibilização da última versão em BDs e as versões anteriores no SVN.

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Publicado

2011-07-28

Como Citar

FURTADO JÚNIOR, C. G.; GOMES, D. G.; SOARES, J. M.; BARROSO, G. C. Análise de desempenho para o armazenamento versionado de conteúdos binários com acesso eficiente via Web. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21971. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21971. Acesso em: 28 mar. 2024.