UMA PROPOSTA DE OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA ENSINO DA INTERAÇÃO DOS CAMPOS MAGNÉTICOS ENTRE POLOS DE NOMES DIFERENTES USANDO REALIDADE AUMENTADA

Autores

  • Suzana da Hora Macedo Instituto Federal Fluminense, PGIE/UFRGS
  • Filipe Arantes Fernandes Centro Universitário São José de Itaperuna
  • José Valdeni de Lima PGIE/UFRGS
  • Maria Cristina Villanova Biazus PGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21967

Palavras-chave:

Objetos de aprendizagem, simulação, campos magnéticos, realidade aumentada.

Resumo

Propõe-se neste trabalho apresentar um Objeto de Aprendizagem para o ensino da interação dos campos magnéticos entre dois pólos de nomes diferentes desenvolvido em ambiente de Realidade Aumentada. No ambiente criado em Realidade Aumentada há a presença simultânea de objetos reais e virtuais. Neste ambiente são visualizados os campos magnéticos de dois ímãs, demonstrando-se a sua interação. Neste Objeto de Aprendizagem o aluno pode visualizar esta interação em 3D e interagir com os campos. Este Objeto de Aprendizagem pode servir de apoio à aula convencional no estudo dos campos magnéticos dos ímãs. Foram feitas análises e avaliações para a conclusão do trabalho, destacando-se as suas vantagens no processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-28

Como Citar

MACEDO, S. da H.; FERNANDES, F. A.; DE LIMA, J. V.; BIAZUS, M. C. V. UMA PROPOSTA DE OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA ENSINO DA INTERAÇÃO DOS CAMPOS MAGNÉTICOS ENTRE POLOS DE NOMES DIFERENTES USANDO REALIDADE AUMENTADA. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21967. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21967. Acesso em: 2 jul. 2022.