Desenvolvimento de um Laboratório Virtual para Capacitação Tecnológica à Distância em Proteção de Sistemas Elétricos

Autores

  • Carlos Henrique de Castro Silva DEE/UFC - Universidade Federal do Ceará
  • Raimundo Furtado Sampaio DEE/UFC - Universidade Federal do Ceará
  • Ruth Pastôra Saraiva Leão DEE/UFC - Universidade Federal do Ceará
  • Giovanni Cordeiro Barroso Universidade Federal do Ceará
  • José Marques Soares DETI/CT - Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21928

Palavras-chave:

proteção de sistemas elétricos, simulador de operação de subestação, educação à distância, funções e ajuste de proteção.

Resumo

A necessidade por profissionais cada vez mais qualificados, bem como o custo associado à liberação de funcionários para participar destes cursos, forçaram a pesquisa de novas formas de treinamento que possibilitassem um bom resultado profissional e racionalizassem a disposição de recursos humanos. Para atender essa demanda, foi desenvolvido um Laboratório Virtual para Capacitação Tecnológica presencial e à Distância em Proteção de Sistemas Elétricos. O laboratório virtual, denominado Sistema Simulador para Treinamento Presencial e a Distância da Proteção de Sistemas Elétricos (STOP), pode ser aplicado em treinamento presencial e à distância e está integrado ao Moodle, enriquecendo o ambiente com uma ferramenta capaz de simular situações reais que pode proporcionar um ensino-aprendizado mais eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-28

Como Citar

SILVA, C. H. de C.; SAMPAIO, R. F.; LEÃO, R. P. S.; BARROSO, G. C.; SOARES, J. M. Desenvolvimento de um Laboratório Virtual para Capacitação Tecnológica à Distância em Proteção de Sistemas Elétricos. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21928. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21928. Acesso em: 4 dez. 2022.