O uso das TICs nas salas de recursos TGD

Autores

  • Clarissa Maria Sombrio Aluna do Curso de Especialização em Mídias na Educação da UFRGS
  • Alessandra Pereira Rodrigues Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Informática na Educação da UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21924

Palavras-chave:

inclusão digital, transtorno global de desenvolvimento, atendimento educacional especializado

Resumo

O uso efetivo das TICs pode ser um forte aliado para acessar, adaptar e construir conhecimentos. O presente artigo faz uma reflexão sobre a utilização das TICs no processo de construção do conhecimento de alunos com Transtorno Global do Desenvolvimento das Escolas Estaduais X e Y. O estudo foi realizado através de observações e entrevistas, de alunos e professores, dentro do âmbito escolar, com o objetivo de verificar como as TICs estão sendo usadas nesses espaços para a construção do conhecimento do aluno. Foi realizada uma análise qualitativa dos dados coletados, segundo alguns fatores estipulados. A análise revelou que os recursos físicos, digitais, humanos e sociais não são explorados de forma adequada, o que não contribuiu para a construção do conhecimento dos alunos envolvidos na pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-28

Como Citar

SOMBRIO, C. M.; RODRIGUES, A. P. O uso das TICs nas salas de recursos TGD. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21924. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21924. Acesso em: 6 dez. 2022.