Cidade Um Computador por Aluno - UCA Total A identificação de situações inclusivas na totalidade

Autores

  • Mstanda. Fernanda Chagas Schneider UFRGS/CNPq
  • Dra.Lucila Maria Costi Santarosa UFRGS/CNPq
  • Dra. Debora Conforto SMED/CNPq

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21922

Palavras-chave:

Inclusão, Informática na Educação, Um Computador por Aluno

Resumo

Este artigo busca uma aproximação entre a Política Nacional de Educação Inclusiva e o PROUCA, ambos operam sob a lógica da inclusão, a primeira enfocando a inclusão escolar e, a segunda, a inclusão digital. Para tanto, iniciou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva em formato de estudo de caso, observando a realidade da cidade UCA Total de Tiradentes-MG. Nesta primeira etapa, realizou-se uma observação “in loco” visando identificar as situações de inclusão. Além disso, entrevistas foram realizadas com os professores e gestores municipais no intuito de identificar quais movimentos estão sendo desencadeados para que o PROUCA abarque a diversidade em contexto regular de ensino. Os resultados parciais apontam fragilidades no processo de implementação do projeto tornando a totalidade inclusiva uma meta ainda distante de ser alcançada.

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Publicado

2011-07-28

Como Citar

SCHNEIDER, M. F. C.; SANTAROSA, D. M. C.; CONFORTO, D. D. Cidade Um Computador por Aluno - UCA Total A identificação de situações inclusivas na totalidade. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21922. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21922. Acesso em: 6 dez. 2022.