ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INDIVIDUAL E DE GRUPOS ATRAVÉS DA ANÁLISE AUTOMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.21915Palavras-chave:
Tecnologias na Educação, Trabalho em grupo, Colaboração.Resumo
Este artigo propõe o uso de métodos automáticos de análise de dados para possibilitar a integração das teorias de ensino-aprendizagem aos ambientes virtuais de aprendizagem. Em domínios onde o desenvolvimento cognitivo passa pela resolução de problemas, a análise do processo de aprendizagem depende do raciocínio desenvolvido pelo aluno para chegar à solução e do devido acompanhamento do professor. O acompanhamento deste processo permite reconhecer padrões cognitivos que podem desencadear o sucesso ou o fracasso na aprendizagem, auxiliando o professor nas suas tarefas. Com esta finalidade, este artigo propõe o uso de algoritmos de clustering para auxiliar a análise do desenvolvimento cognitivo individual e de grupos através de um experimento na aprendizagem da lógica de programação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-07-28
Como Citar
LIMA, M. de F. do P.; WEBBER, C.; GUIMARÃES, B. ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INDIVIDUAL E DE GRUPOS ATRAVÉS DA ANÁLISE AUTOMÁTICA. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21915. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21915. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).