Reflexões sobre a educação a distância na educação matemática
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.21914Palavras-chave:
Portfólio de Matemática, Educação a Distância, Tecnologias Digitais, Educação Matemática, Metacognição.Resumo
O trabalho pretende possibilitar a reflexão sobre a questão da educação a distância em matemática, não como uma novidade inovadora, mas como uma modalidade que integra o ensino presencial e a distância, e que viabiliza neste momento uma reflexão - critica sobre a prática docente de muitos professores. Este trabalho é consequência parcial de uma pesquisa-ação denominada Portfólios de Matemática, realizada numa escola pública estadual de Porto Alegre em 2009 e 2010, onde os estudantes apontam que as tecnologias digitais são contextos interdisciplinares para a matemática. Ainda, apontam-se as tecnologias digitais como a internet um meio ótimo para a disseminação da educação a distância e as dificuldades de conceituação desta modalidade segundo a legislação brasileira, assim como a permanente problemática da avaliação do processo de aprendizagem dos estudantes. A metodologia deste trabalho é uma pesquisa bibliográfica alicerçada numa prática docente incorporando a utilização de portfólio de matemática, e que tem a finalidade de construir ideias para o referencial teórico da pesquisa em desenvolvimento do doutorado denominada: Interfaces digitais: um espaço para compreender o processo de aprendizagem de matemática.Downloads
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Publicado
2011-07-28
Como Citar
DE BONA, A. S.; FAGUNDES, L. da C.; BASSO, M. V. de A. Reflexões sobre a educação a distância na educação matemática. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21914. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21914. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
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Artigos
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