Aplicação Educacional de uma Ferramenta de Mineração de Textos Integrada a uma Ontologia de Domínio na Área da Saúde

Autores

  • Fábio Rafael Damasceno PGIE/ UFRGS
  • Alexandre Ribeiro DEIN/ UCS
  • Eliseo Reategui PGIE/PPGEDU/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21912

Palavras-chave:

Mineração textual, ontologias

Resumo

Este artigo aborda a utilização educacional de uma ferramenta de mineração textual (Sobek) dentro do Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação das Ciências da Saúde (OTICS). Com o objetivo de tornar a exploração em tal ambiente diferenciada, foi investigada a possibilidade de associar uma ontologia de domínio na área da saúde à sua Classificação Internacional de Doenças (CID). O estudo mostra como a integração da ferramenta de mineração com esta ontologia de domínio, junto da catalogação CID, pode relacionar semanticamente documentos, possibilitando uma busca, navegação e acesso mais ágil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-28

Como Citar

DAMASCENO, F. R.; RIBEIRO, A.; REATEGUI, E. Aplicação Educacional de uma Ferramenta de Mineração de Textos Integrada a uma Ontologia de Domínio na Área da Saúde. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21912. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21912. Acesso em: 1 maio. 2025.