Coordenação nas Atividades Colaborativas em Ambientes de Aprendizagem - Uma Avaliação na Implementação de Arquiteturas Pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.21908Palavras-chave:
arquiteturas pedagógicas, ambientes virtuais de aprendizagem, coordenação, cscw.Resumo
Motivados pela crescente oferta de Ambientes Virtuais de Aprendizagem realizamos um estudo na implementação de arquiteturas pedagógicas, sob a ótica da articulação e coordenação em atividades colaborativas, utilizando como referência o modelo 3C de Colaboração. Através destas Arquiteturas Pedagógicas, identificamos um conjunto de requisitos para redução do esforço cognitivo, causados pelos conflitos, na cooperação e apresentamos como resultados lacunas tecnológicas, no suporte das mesmas, em ambientes virtuais selecionados.Downloads
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Publicado
2011-07-28
Como Citar
VIEIRA JÚNIOR, R. R. M.; DOS SANTOS, O. L.; RAFALSKI, J. do P.; BADA, E. M.; DA SILVA, H. F. A.; DE MENEZES, C. S. Coordenação nas Atividades Colaborativas em Ambientes de Aprendizagem - Uma Avaliação na Implementação de Arquiteturas Pedagógicas. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21908. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21908. Acesso em: 1 maio. 2025.
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Artigos
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