A construção identidades dos alunos de EaD através dos seus discursos em um fórum de discussão

Autores

  • Ruhena Kelber Abrão Mestre em Educação Física. Professor Pesquisar da Universidade Federal de Pelotas UFPEL. Bolsista FAPERGS. Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências – NUEPEC.
  • Juliana de Souza da Silva Licencianda em Letras da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Bolsista CNPq. Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências – NUEPEC
  • João Alberto da Silva Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências – NUEPEC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21893

Palavras-chave:

Educação a Distância, Discurso, Identidade.

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar os discursos dos alunos da modalidade de Educação à Distância (EaD) produzidos em fóruns de discussão no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Tenciona-se conhecer a identidade dos estudantes de EaD, conhecer de forma mais aprofundada quem são estes sujeitos, através de um exame detalhado de suas falas. No espaço da Educação a Distância, a relação entre alunos dáse, diferentemente do ensino convencional, através da mediação dos recursos tecnológicos. Entende-se que é possível construir perfis de alunos da EaD a partir dos textos apresentados nos fóruns. No ambiente virtual, pressupõe-se que os estudantes corporificam-se por meio do seu discurso. Por não existir a possibilidade de haver uma presença física, a configuração do sujeito se dá através da sua própria fala.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-28

Como Citar

ABRÃO, R. K.; DA SILVA, J. de S.; DA SILVA, J. A. A construção identidades dos alunos de EaD através dos seus discursos em um fórum de discussão. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21893. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21893. Acesso em: 6 dez. 2022.