Interação e linguagem nos fóruns das licenciaturas a distância da UFSC/UAB

Autores

  • Dulce Márcia Cruz PPGE/UFSC
  • Mônica Cristina Dutra Grumiché PPGE/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21890

Palavras-chave:

educação a distância, mediação pedagógica, tutoria.

Resumo

A pesquisa aqui relatada objetivou investigar possíveis mudanças nos processos comunicacionais da função docente na Educação a Distância, verificadas nos textos de diferentes mídias utilizadas na modalidade. Foram investigadas cinco disciplinas de um curso de Licenciatura da UAB/UFSC ofertadas em dois momentos: um 2008-1 e outro em 2009-2. O intento foi o de perceber mudanças nas disciplinas em termos de integração dos diversos materiais didáticos (impressos, digitais e audiovisuais) e a participação dos agentes registrada no ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA). Os resultados apontaram que das ferramentas à disposição neste formato educativo a mais utilizada é o fórum. E que a interação com os alunos é realizada pelo tutor enquanto o professor parece estar cada vez mais distante da relação com o aluno, ao menos em termos de presença escrita via AVEA. Ainda foi possível inferir que houve progressos quanto à participação discente dentro do AVEA, pois, em termos comparativos, os alunos em 2009-1 quantitativamente participaram em maior número que em 2008-1.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-28

Como Citar

CRUZ, D. M.; GRUMICHÉ, M. C. D. Interação e linguagem nos fóruns das licenciaturas a distância da UFSC/UAB. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21890. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21890. Acesso em: 1 maio. 2025.