Estágio Curricular Online em Curso de Pedagogia a Distância

Autores

  • Mariangela Kraemer Lenz Ziede Programa de Pós-Graduação em Educação/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Simone Bicca Charczuk Programa de Pós-Graduação em Educação/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Rosane Aragón de Nevado Programa de Pós-Graduação em Educação/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21889

Palavras-chave:

PBworks, estágio curricular, educação a distância

Resumo

Nesse artigo analisamos o registro e orientação online na construção de arquiteturas pedagógicas nos Diários de Classe de um grupo de professoras-estagiárias do Curso de Pedagogia Licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estágio curricular é caracterizado como um espaço que privilegia um contínuo movimento de ação-reflexão-ação supervisionada durante o processo de formação docente. Para dar suporte às atividades de acompanhamento e orientação pelos docentes e tutores do curso foi escolhido o ambiente PBworks, considerando as facilidades oferecidas para o registro das atividades, incluindo-se vídeos e fotos. Como resultados, destacamos que a orientação online mostrou-se promissora no processo de formação docente das professorasestagiárias, favorecendo as interações e reflexões sobre as práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-28

Como Citar

ZIEDE, M. K. L.; CHARCZUK, S. B.; DE NEVADO, R. A. Estágio Curricular Online em Curso de Pedagogia a Distância. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21889. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21889. Acesso em: 29 mar. 2024.