Estágio Curricular Online em Curso de Pedagogia a Distância
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.21889Palavras-chave:
PBworks, estágio curricular, educação a distânciaResumo
Nesse artigo analisamos o registro e orientação online na construção de arquiteturas pedagógicas nos Diários de Classe de um grupo de professoras-estagiárias do Curso de Pedagogia Licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estágio curricular é caracterizado como um espaço que privilegia um contínuo movimento de ação-reflexão-ação supervisionada durante o processo de formação docente. Para dar suporte às atividades de acompanhamento e orientação pelos docentes e tutores do curso foi escolhido o ambiente PBworks, considerando as facilidades oferecidas para o registro das atividades, incluindo-se vídeos e fotos. Como resultados, destacamos que a orientação online mostrou-se promissora no processo de formação docente das professorasestagiárias, favorecendo as interações e reflexões sobre as práticas pedagógicas.Downloads
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Publicado
2011-07-28
Como Citar
ZIEDE, M. K. L.; CHARCZUK, S. B.; DE NEVADO, R. A. Estágio Curricular Online em Curso de Pedagogia a Distância. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21889. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21889. Acesso em: 1 maio. 2025.
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Artigos
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