Blogs como Portfólios de Aprendizagem: a Construção de Conhecimentos a partir da Interação entre Tutores e Alunos
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.15194Palavras-chave:
Blogs, portfólio de aprendizagens, interaçãoResumo
Os Blogs, devido a sua facilidade de utilização e possibilidade de construção coletiva, podem ser caracterizados como ferramentas pedagógicas importantes na educação a distância. Com esse trabalho visamos apresentar as potencialidades dos Blogs bem como a sua utilização no curso de pedagogia a distância da UFRGS, enfocando principalmente a elaboração de portfólios de aprendizagem e a interação dos tutores e professoras-alunas por meio desta ferramenta. As interações são analisadas tendo em vista duas estratégias de intervenção preconizadas pelo curso, quais sejam:estratégias de problematização e provocação e estratégias de apoio à reconstrução. Podemos inferir, a partir dos excertos utilizados como exemplificações destas estratégias, que as interações entre tutoras e professoras-alunas possibilitam a criação de redes de troca de conhecimentos e a construção coletiva de aprendizagens.Downloads
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Publicado
2010-07-24
Como Citar
CHARCZUK, S. B.; ZIEDE, M. K. L. Blogs como Portfólios de Aprendizagem: a Construção de Conhecimentos a partir da Interação entre Tutores e Alunos. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 1, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.15194. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/15194. Acesso em: 4 out. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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