Sistemas multiagentes: mapeando a evasão na educação a distância

Autores

  • Beatriz Wilges UFSC/(PGEGC)
  • Júlio César da Costa Ribas UFSC/(PGEGC)/IF-SC
  • Araci Hack Catapan UFSC/(PGEGC)
  • Rogério Cid Bastos UFSC/(PGEGC)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.15193

Palavras-chave:

evasão, EaD, modelagem de SMA

Resumo

Uma instituição, ao adotar à modalidade a distância, enfrenta preocupações que envolvem principalmente o fantasma da evasão. Esse fantasma não é prerrogativa de uma instituição em particular, mas de todas as instituições públicas e privadas. Estudar as causas que contribuem para a permanência e êxito escolar é combater a evasão. Para isso, é preciso trabalhar com duas frentes: uma de ação imediata, que busca resgatar o aluno “evadido”, e outra de reestruturação interna, que implica a discussão e avaliação não só de combate à evasão, mas ao fracasso escolar como um todo. O artigo apresenta uma proposta de modelo conceitual preditivo de evasão na modalidade de educação a distância, modelado sob uma arquitetura de Sistema Multiagentes. Espera-se que, a partir desta proposição, o problema da evasão venha a ser mais bem visualizado, auferindo novas perspectivas de gestão.

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Publicado

2010-07-24

Como Citar

WILGES, B.; RIBAS, J. C. da C.; CATAPAN, A. H.; BASTOS, R. C. Sistemas multiagentes: mapeando a evasão na educação a distância. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 1, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.15193. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/15193. Acesso em: 28 mar. 2024.