Pensamento computacional e jogos educacionais: uma análise na formação inicial de docentes
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.149315Keywords:
Jogos Educacionais, Pensamento Computacional, Práticas PedagógicasAbstract
O uso de jogos no contexto educacional tem se destacado como uma estratégia eficaz para favorecer a aprendizagem de forma mais criativa, envolvente e conectada à realidade dos estudantes. Contudo, a criação destes com intencionalidade pedagógica ainda representa um desafio para a prática docente. Diante disso, este artigo analisou como os pilares do Pensamento Computacional (PC) foram mobilizados na construção de jogos educacionais elaborados por 23 alunos do 1º ano do curso Normal (antigo Magistério). Os resultados evidenciaram tanto as potencialidades quanto os desafios enfrentados pelos futuros professores no processo de desenvolvimento desses, apontando lacunas na articulação entre conteúdo, regras e propósito pedagógico, requerendo assim a reelaboração das ações pedagógicas para este contexto.
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