Você se torna responsável por aquilo que gera: análise semântica e temporal de modelos de linguagem

Autores

  • Andréia dos Santos Sachete Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Alba Valéria de Sant’Anna de Freitas Loiola Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fabio Diniz Rossi Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia Farroupilha
  • Raquel Salcedo Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.149242

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho, LLM, similaridade de cosseno

Resumo

Este artigo apresenta um estudo experimental que investiga o impacto da temperatura na qualidade e no desempenho de Grandes Modelos de Linguagem (LLMs). Para isso, foram propostas duas questões inspiradas em O Pequeno Príncipe — uma de natureza interpretativa e outra objetiva — a fim de avaliar o comportamento dos modelos em tarefas abertas e fechadas. Quinze LLMs foram analisados sob cinco configurações distintas de temperatura, com base em métricas de similaridade de cosseno e tempo de inferência. Os resultados indicam que a temperatura influencia não apenas a variabilidade lexical, mas também a profundidade semântica das respostas. Modelos mais robustos demonstraram maior estabilidade em temperaturas elevadas, enquanto modelos menores apresentaram melhor desempenho em valores mais baixos. A faixa em torno de 0,5 revelou-se a mais equilibrada, proporcionando respostas coesas com boa eficiência, o que oferece subsídios para a escolha parametrizada de acordo com o tipo de tarefa textual.

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Publicado

2025-08-06

Como Citar

SACHETE, Andréia dos Santos; LOIOLA, Alba Valéria de Sant’Anna de Freitas; ROSSI, Fabio Diniz; GOMES, Raquel Salcedo. Você se torna responsável por aquilo que gera: análise semântica e temporal de modelos de linguagem. RENOTE, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 346–356, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.149242. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/149242. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Inteligência Artificial na Educação