Mudanças e continuidades nas formas de interação em um site para o ensino e a aprendizagem de Língua Inglesa
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.149225Palavras-chave:
ambientes virtuais de aprendizagem, História digital, Mediação pedagógicaResumo
Este artigo analisa mudanças e permanências nas formas de interação presentes no site Breaking News English, que é um ambiente digital voltado ao ensino e a aprendizagem de Língua Inglesa, entre os anos de 2004 e 2025. Fundamentado na teoria histórico-cultural de Vygotsky (2007) e nos aportes de Harmer (2008) e Scrivener (2005), o estudo utiliza a Análise de Conteúdo de Bardin (2020) e o acesso a versões arquivadas do site via Wayback Machine para identificar estratégias de mediação, engajamento e desenvolvimento de habilidades linguísticas. Os resultados indicam que, embora a estrutura básica das atividades tenha sido mantida, houve transformações na personalização, interatividade e clareza dos enunciados, ainda que persistam limitações quanto à colaboração entre aprendizes. Conclui[1]se que o site ressignifica práticas tradicionais ao incorporá-las em ambientes virtuais, ampliando a Zona de Desenvolvimento Proximal por meio da mediação.
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