Mudanças e continuidades nas formas de interação em um site para o ensino e a aprendizagem de Língua Inglesa

Autores

  • Maria Isabel Casagranda Catafesta UCS
  • Paulo Antônio Pasqual Júnior UCS
  • Eliana Rela UCS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.149225

Palavras-chave:

ambientes virtuais de aprendizagem, História digital, Mediação pedagógica

Resumo

Este artigo analisa mudanças e permanências nas formas de interação presentes no site Breaking News English, que é um ambiente digital voltado ao ensino e a aprendizagem de Língua Inglesa, entre os anos de 2004 e 2025. Fundamentado na teoria histórico-cultural de Vygotsky (2007) e nos aportes de Harmer (2008) e Scrivener (2005), o estudo utiliza a Análise de Conteúdo de Bardin (2020) e o acesso a versões arquivadas do site via Wayback Machine para identificar estratégias de mediação, engajamento e desenvolvimento de habilidades linguísticas. Os resultados indicam que, embora a estrutura básica das atividades tenha sido mantida, houve transformações na personalização, interatividade e clareza dos enunciados, ainda que persistam limitações quanto à colaboração entre aprendizes. Conclui[1]se que o site ressignifica práticas tradicionais ao incorporá-las em ambientes virtuais, ampliando a Zona de Desenvolvimento Proximal por meio da mediação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-08-06

Como Citar

CATAFESTA, Maria Isabel Casagranda; PASQUAL JÚNIOR, Paulo Antônio; RELA, Eliana. Mudanças e continuidades nas formas de interação em um site para o ensino e a aprendizagem de Língua Inglesa. RENOTE, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 172–180, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.149225. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/149225. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador