UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O USO DA MODELAGEM COMPUTACIONAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO CEFET CAMPOS.
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14684Palavras-chave:
Aprendizagem, Físico-Química, Lei dos Gases, ModelagemResumo
Relata-se a experiência no uso de um ambiente de simulação e modelagem computacional no ensino de Físico-Química. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de Licenciaturaem Química do Cefet Campos, RJ, e teve como objetivos: examinar a contribuição do uso do software Modellus no processo de ensino-aprendizagem; promover um ambiente colaborativo e cooperativo entre os estudantes; verificar as modificações na Zona de Desenvolvimento Proximal dos alunos proporcionadas por interações sociais nesse ambiente computacional. Os resultados obtidos nos testes indicaram uma melhora significativa na compreensão dos conceitos e das representações relativas aos modelos estudados, principalmente entre os alunos que obtiveram baixo rendimento no teste inicial.
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Publicado
2008-06-30
Como Citar
COSTA, R. G. da; PASSERINO, L. M. UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O USO DA MODELAGEM COMPUTACIONAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO CEFET CAMPOS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14684. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14684. Acesso em: 29 mar. 2024.
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Artigos
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