Ações retrospectivas e prospectivas na elaboração de materiais didáticos para educação a distância: Perfo_List como proposição metodológica

Authors

  • Elena Maria Mallmann UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14506

Keywords:

Educação a Distância, Designer de Mediação, Material Didático.

Abstract

As questões teórico-metodológicas do processo de elaboração de materiais didáticos
para mediação pedagógica em Educação a Distância podem ser potencializadas se
forem contempladas etapas retrospectivas e prospectivas de ação, avaliação e
replanejamentos. Este trabalho é parte de uma investigação sobre a performance de
professores-autores e designers de mediação no processo de elaboração de materiais
didáticos impressos e hipermidiáticos para um curso de licenciatura. A metodologia
utilizada segue os princípios da espiral cíclica ascendente da investigação-ação. O
Perfo_List é um formulário de indicadores organizado no modo checklist resultante da
investigação sobre a performance de professores-autores e designers de mediação numa
equipe multidisciplinar atuante. O Perfo_List é uma proposição metodológica que
auxilia na gestão de equipes multidisciplinares, como ferramenta de avaliação e
diagnóstico (retrospecção), bem como investimento em estratégias de capacitação e
apoio logístico (prospecção)

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2008-06-30

How to Cite

MALLMANN, E. M. Ações retrospectivas e prospectivas na elaboração de materiais didáticos para educação a distância: Perfo_List como proposição metodológica. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14506. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14506. Acesso em: 1 jun. 2025.