Ações retrospectivas e prospectivas na elaboração de materiais didáticos para educação a distância: Perfo_List como proposição metodológica
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14506Keywords:
Educação a Distância, Designer de Mediação, Material Didático.Abstract
As questões teórico-metodológicas do processo de elaboração de materiais didáticospara mediação pedagógica em Educação a Distância podem ser potencializadas se
forem contempladas etapas retrospectivas e prospectivas de ação, avaliação e
replanejamentos. Este trabalho é parte de uma investigação sobre a performance de
professores-autores e designers de mediação no processo de elaboração de materiais
didáticos impressos e hipermidiáticos para um curso de licenciatura. A metodologia
utilizada segue os princípios da espiral cíclica ascendente da investigação-ação. O
Perfo_List é um formulário de indicadores organizado no modo checklist resultante da
investigação sobre a performance de professores-autores e designers de mediação numa
equipe multidisciplinar atuante. O Perfo_List é uma proposição metodológica que
auxilia na gestão de equipes multidisciplinares, como ferramenta de avaliação e
diagnóstico (retrospecção), bem como investimento em estratégias de capacitação e
apoio logístico (prospecção)
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).