CAPACIT@NDO: uma proposta de formação docente utilizando o Moodle

Autores

  • Cátia Alves Martins PUCRS
  • Lúcia M. Martins Giraffa PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14460

Palavras-chave:

Formação docente, educar pela pesquisa, cibercultura, Moodle.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões a cerca da utilização do MOODLE como
espaço de integração e suporte para capacitação docente considerando a abordagem
baseada na metodologia de educar pela pesquisa. A expansão da Internet e seus recursos
e a constatação da necessidade de capacitar os professores para conviver com os alunos
"nativos digitais", nos remetem a necessidade de organizar a formação docente
considerando a inclusão das Tecnologias Digitais como recurso para construção de
conhecimento. Observa-se que a maioria dos professores teve uma formação tradicional
e aprenderam a construir conhecimento de forma diferente dos seus alunos, os "nativos
digitais". Buscou-se com este trabalho ofertar uma proposta de formação de professores
do Ensino Fundamental que aproxime da sala de aula com o cotidiano de uma geração
acostumada a usar o ciberespaço como veiculo de comunicação e expressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-06-30

Como Citar

MARTINS, C. A.; GIRAFFA, L. M. M. CAPACIT@NDO: uma proposta de formação docente utilizando o Moodle. RENOTE, Porto Alegre, v. 6, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14460. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14460. Acesso em: 24 jun. 2025.