Jigo: um editor de objetos de aprendizagem de segunda geração.

Autores

  • Marcelo Leandro Eichler UFRGS
  • Gabriela Trindade Perry UFRGS
  • José Claudio Del Pino UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14406

Palavras-chave:

objetos de aprendizagem, didática das ciências, florestamento

Resumo

No Brasil e no Mundo, é notável a ampliação da produção de conteúdos
digitais na forma de objetos de aprendizagem, porém ainda são raros os objetos de
aprendizagem construídos tirando proveito das características excepcionais dessa mídia.
De acordo com nossa experiência no desenvolvimento de conteúdos digitais, um dos
pontos críticos é a parte tecnológica e de programação. Neste artigo, portanto,
descrevemos uma ferramenta simples que pode ser utilizada na produção de objetos de
aprendizagem de representações contextuais, visando à educação em ciências. Também
buscamos apresentar alguns tópicos da didática das ciências, de pedagogia e de
psicologia, como subsídios à informática educativa, com o intuito de mostrar como a
utilização de objetos de aprendizagem, combinados com o debate escolar, constituem-se
em uma importante estratégia para a educação em ciências.

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Publicado

2008-06-30

Como Citar

EICHLER, M. L.; PERRY, G. T.; DEL PINO, J. C. Jigo: um editor de objetos de aprendizagem de segunda geração. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14406. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14406. Acesso em: 2 jun. 2023.