APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR UM JOGO NARRATIVO CULTURALMENTE CONTEXTUALIZADO

Autores

  • Marcos Alexandre Rose Silva UFCar
  • Junia Coutinho Anacleto UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14401

Palavras-chave:

Jogos Narrativos, Jogos Computacionais, Contexto, Senso Comum, Educação, Role-Playing Game

Resumo

Atualmente as escolas têm encontrado muitos
desafios educacionais para ensinar aos alunos algumas habilidades
que fazem parte do processo de aprendizado e de vida, tais como: se
expressar e trabalhar colaborativamente. Como também, os
professores têm dificuldades para encontrar ferramentas que os
apóiem a trabalhar em grupo com seus alunos de acordo com os seus
objetivos pedagógicos, pois tais atividades dificilmente ocorrem
naturalmente. Neste contexto este trabalho descreve um jogo
narrativo para ser utilizado pelos professores, permitindo-os contar
estórias colaborativamente com seus alunos. Este jogo permite o
professor construir estórias contextualizadas à realidade sóciocultural
dos alunos, utilizando um vocabulário comum durante a
narração, considerando os mitos, crenças, conhecimento de um grupo
de alunos, permitindo que eles se identifiquem com as estórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-06-30

Como Citar

SILVA, M. A. R.; ANACLETO, J. C. APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR UM JOGO NARRATIVO CULTURALMENTE CONTEXTUALIZADO. RENOTE, Porto Alegre, v. 6, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14401. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14401. Acesso em: 11 ago. 2022.