Mineração de dados educacionais para a construção de alertas em ambientes virtuais de aprendizagem como apoio à prática docente
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14394Palavras-chave:
Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Mineração de Dados, Sistemas de Alertas.Resumo
O Ensino a Distância no país apresenta-se em franca expansão. Cresce o número de alunos e gerenciar seus processos de aprendizagem em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), com qualidade de interações e de acompanhamento, exige cada vez mais do professor. Este artigo relata o estágio atual de uma pesquisa que busca, através de mineração de dados, identificar perfis de alunos com risco de evasão ou reprovação, bem como boas práticas pedagógicas de acompanhamento e intervenção, de forma a promover alterações nos AVA que facilitem a implementação de alertas. Tais alertas serão gerados para o professor a partir de agrupamentos de alunos com necessidades similares, para que ele possa dirigir uma comunicação ou atividade pessoal e contextualizada para esses sujeitos, tornando sua mediação mais efetivaDownloads
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Publicado
2008-06-30
Como Citar
KAMPFF, A. J. C.; REATEGUI, E. B.; LIMA, J. V. de. Mineração de dados educacionais para a construção de alertas em ambientes virtuais de aprendizagem como apoio à prática docente. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14394. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14394. Acesso em: 2 jun. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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