DESENHO DE UMA METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO A DISTÂNCIA PARA APROPRIAÇÃO E USO DOS MAPAS CONCEITUAIS EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14369Palavras-chave:
educação a distância, mapas conceituais, formação continuada e metodologia de intervenção.Resumo
Este trabalho apresenta o desenho de uma metodologia deintervenção interativa a distância que visa a potencialização de espaços de aprendizagem coletivas disponibilizados por um portal educacional que visa a apropriação e uso de uma abordagem construtivista dos mapas conceituais. Os resultados desta pesquisa consistem em um conjunto de atividades e procedimentos utilizados bem como a descrição das condutas adotadas pelos docentes nas intervenções a distância. Tais condutas estão categorizadas tanto em relação aos dispositivos usados quanto em relação ao feedback dos educadores em formação nos cursos
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-28
Como Citar
DUTRA, Ítalo M.; PICCININI, C. A.; SOUZA, L. A. S. de; COSTA, B. G.; ESTRÁZULAS, M. B. P. DESENHO DE UMA METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO A DISTÂNCIA PARA APROPRIAÇÃO E USO DOS MAPAS CONCEITUAIS EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS. RENOTE, Porto Alegre, v. 5, n. 2, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14369. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14369. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).