Modelando acessibilidade na web: uma proposta para o desenvolvimento de material didático baseado no perfil do usuário

Autores

  • Patrícia B. Scherer Bassani Feevale
  • Marine Bello Flores FEEVALE
  • Marcelo Ritzel FEEVALE
  • Regina de Oliveira Heidrich FEEVALE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14306

Palavras-chave:

educação a distância, ontologias, agentes, acessibilidade

Resumo

Este estudo se insere nas pesquisas que vêm sendo realizadas na área de educação
a distância, enfocando o desenvolvimento de material instrucional para cursos Web. Busca
articular as pesquisas nas áreas de Inteligência Artificial e Web Semântica, de forma a
propor uma ontologia que oriente a ação de um agente capaz de perceber as interações entre
usuário e o ambiente, de forma a identificar o perfil do aluno a distância, especialmente no
que se refere a navegabilidade, interface e cognição, ou mesmo o conhecimento sobre a
interface. O modelo proposto busca contemplar sujeitos com diferentes necessidades
visuais, auditivas e cognitivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-07-06

Como Citar

BASSANI, P. B. S.; FLORES, M. B.; RITZEL, M.; HEIDRICH, R. de O. Modelando acessibilidade na web: uma proposta para o desenvolvimento de material didático baseado no perfil do usuário. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 1, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14306. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14306. Acesso em: 18 abr. 2024.