Animação de fóruns virtuais de discussão – novo caminho para a aprendizagem em EAD via web
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14279Palavras-chave:
Fórum virtual de discussões, autoria, sentido, intervençãoResumo
Neste artigo analisa-se o uso do fórum virtual de discussões como ferramenta midiática de ensino aprendizagem. O estudo é considerado importante, dado o notável crescimento da oferta de cursos virtuais no Brasil e no mundo. Os dados que embasaram a análise aqui apresentada foram obtidos ao ongo de 5 semestres letivos em atividades de tutoria de um dos autores, em disciplinas de graduação e pós-graduação virtual em instituição de ensino superior, perfazendo um total de 21 fóruns estudados e 213 alunos pesquisados, juntamente com 16 tutores de áreas diversas, com predominância dos delíngua portuguesa. A metodologia consistiu na observação de campo com foco qualitativo, com relatórios parciais a cada implementação de fórum no espaço virtual das disciplinas. Como resultado, apresentam-se alternativas de uso desse recurso interativo no contexto da educação a distância via web.
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Publicado
2006-12-22
Como Citar
OLIVEIRA, S. da C.; LUCENA FILHO, G. J. Animação de fóruns virtuais de discussão – novo caminho para a aprendizagem em EAD via web. RENOTE, Porto Alegre, v. 4, n. 2, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.14279. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14279. Acesso em: 23 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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