MULTIMÍDIA E JOGOS PARA SENSIBILIZAR CRIANÇAS E CAPACITAR AGENTES DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Autores

  • Luciana Pereira da Silva EPTC
  • Julio Cesar Moreira de Almeida EPTC
  • Iaraci de Souza Silva EPTC
  • Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho UFRGS
  • Maria Isabel Timm UFRGS
  • Fernando Schnaid UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14271

Palavras-chave:

Educação para o Trânsito, Objetos Educacionais, Jogos Educativos

Resumo

O artigo tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas pela equipe de criação e desenvolvimento de objetos educacionais da Assessoria de Educação para o Trânsito da EPTC – Empresa Pública de Transporte e Circulação, de Porto Alegre, para aprender a desenvolver e usar objetos educacionais na sua função. Pretende-se mostrar também como se deu o processo evolutivo dos integrantes da equipe, evidenciando quem a equipe, formada por agentes de fiscalização de trânsito e transportes (em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, esses profissionais são chamados popularmente “Azuizinhos”, em função da cor de seu uniforme), responsáveis pela área educacional, aprendeu a compreender a linguagem, desenvolver e utilizar ferramentas tecnológicas e pedagógicas que serviram como base para o seu trabalho. A atividade ocorreu como parte de um projeto conjunto entre a EPTC e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, implantado ao longo do ano de 2006. Também são apresentadas considerações a respeito da
influência dos jogos na educação para o trânsito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-12-22

Como Citar

SILVA, L. P. da; ALMEIDA, J. C. M. de; SILVA, I. de S.; FERREIRA FILHO, R. C. M.; TIMM, M. I.; SCHNAID, F. MULTIMÍDIA E JOGOS PARA SENSIBILIZAR CRIANÇAS E CAPACITAR AGENTES DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 2, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.14271. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14271. Acesso em: 28 mar. 2024.