Programa Saúde com Agente: Vivências da Tutoria no Curso Técnico de Combate às Endemias

Autores

  • Leidy Dayane Paiva de Abreu FAEC/UECE
  • Germana Maria da Silveira UECE
  • Nara Iury Oliveira Silva UECE
  • Luzia Martins Pereira Prefeitura Municipal de Reriutaba, Ceará/Secretaria de Saúde– Brasil
  • Elisângela Alves de Souza Residência Médica/ESP/CE
  • Francisca Emanuela Paiva de Abreu Prefeitura Municipal de Hidrolândia

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.142573

Palavras-chave:

Saúde, Formação, Agente de Combate a Endemias

Resumo

A vivência tem como objetivo apresentar a experiência da tutoria do “Programa Saúde com Agente” na formação da turma do Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias do Município de Fortaleza, Ceará. A experiência foi realizada de 23 de agosto de 2022 até 30 de novembro de 2023. A vivência é uma iniciativa do Ministério da Saúde, realizada por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A vivência foi transcrita em diário de campo e analisada com base na literatura científica. A turma de Agente de Combate a Endemias iniciou com 50 alunos(as) e finalizou com 41 alunos(as), 23 homens e 18 mulheres. O curso apresentou os conteúdos em três etapas: Etapa introdutória, Etapa Formativa I e Etapa Formativa II, com 26
disciplinas utilizando teleaula, aula interativa, fórum EaD no AVA, atividade avaliativa, tarefas e atividades de recuperação. Da experiência ficam lições, como a contribuição da tutoria no processo ensino aprendizagem, além de fortalecer a aproximação entre o ensino e o serviço em saúde, por meio da EaD online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-09-18

Como Citar

ABREU, Leidy Dayane Paiva de; SILVEIRA, Germana Maria da; SILVA, Nara Iury Oliveira; PEREIRA, Luzia Martins; SOUZA, Elisângela Alves de; ABREU, Francisca Emanuela Paiva de. Programa Saúde com Agente: Vivências da Tutoria no Curso Técnico de Combate às Endemias. RENOTE, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 323–334, 2024. DOI: 10.22456/1679-1916.142573. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/142573. Acesso em: 18 ago. 2026.