Integrando um Agente Pedagógico para Recomendação de Tutores a um Sistema de Gerência de Cursos

Autores

  • João Pedro Accorsi Ribeiro UCS
  • Eliseo Reategui UCS
  • Elisa Boff UCS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14237

Palavras-chave:

agentes pedagógicos, sistemas de gerência de cursos, modelo de aluno, recomendação de tutores, aprendizagem colaborativa.

Resumo

A união de novos paradigmas de educação com tecnologia inovadora têm nos
apresentado inúmeras ferramentas para aprimorar o ensino a distância e presencial. Os agentes
pedagógicos podem humanizar as interfaces destas ferramentas e melhorar a percepção do aluno
em relação ao conteúdo apresentado. O objetivo deste trabalho é introduzir um agente pedagógico
a um sistema de gerência de cursos. O papel do agente pedagógico proposto é de introduzir um
componente sócio-afetivo à interface do sistema e promover a interação entre os alunos. Através do
monitoramento das ações do estudante que busca realizar alguma tarefa, o agente é capaz de
identificar outros alunos que podem auxiliar este estudante na execução do seu trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-07-06

Como Citar

RIBEIRO, J. P. A.; REATEGUI, E.; BOFF, E. Integrando um Agente Pedagógico para Recomendação de Tutores a um Sistema de Gerência de Cursos. RENOTE, Porto Alegre, v. 5, n. 1, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14237. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14237. Acesso em: 30 jan. 2023.