Comportamento adaptativo baseado no caminho de aprendizagem AVEA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14216Palavras-chave:
aprendizagem, ensino, interação, agentes, sistemas adaptativos.Resumo
A aplicação de metodologias de ensino diferenciadas que considerem aheterogeneidade dos estudantes de uma mesma classe é, com certeza, uma ferramenta capaz
de resgatar aprendentes com dificuldades de aprendizagem. No entanto, aula personalizada
no ensino presencial é algo ineficaz, além de impraticável. Porém na educação a distância O
"atendimento personalizado" em grupos homogêneos é uma possibilidade a se considerar.
Este artigo descreve uma experiência de rastreamento de estudantes em um ambiente
virtual, seguido de sua adaptação de acordo com os movimentos de aprendizagem do
estudante. Com isto, foi possível identificar grupos similares de aprendentes e aplicar
diferentes estímulos, dentro de um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem – AVEA,
como o acompanhamento e feedback do próprio sistema. Esta é mais uma técnica que
poderá ser utilizada para criar e manter o modelo do estudante em um Sistema Tutor
Inteligente.
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Publicado
2007-07-06
Como Citar
WILGES, B.; MATEUS, G. P.; SILVEIRA, R. A.; NASSAR, S. M. Comportamento adaptativo baseado no caminho de aprendizagem AVEA. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 1, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14216. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14216. Acesso em: 1 out. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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