Proposta de Sistema Tutor Inteligente para Engenharia Geotécnica
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13846Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Sistemas Tutores, Ciências Cognitivas, Tecnologia Educacional, Objetos de AprendizadoResumo
Este artigo descreve o planejamento e produção de um conjunto de atividades relacionadas à estruturação do conhecimento envolvido no domínio da Geotecnia, área da Engenharia Civil. O projeto propõe uma ontologia para desenvolvimento de um modelo conceitual e uma base de conhecimento que serão utilizados em um Sistema Tutor Inteligente, uma sub-área da Inteligência Artificial.Para a modelagem da base de conhecimento foi adotada a API Java Protégé-2000 desenvolvida pelo grupo de pesquisa em Informática Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford (Califórnia, Estados Unidos). Integrada à base de conhecimento tem-se um repositório de recursos educacionais descritos através de metadados do padrão Dublin Core. A arquitetura proposta para esta aplicação WEB é composta pela plataforma de comunicação de agentes FIPA-OS, pelo servidor de base de dados MySQL, pela plataforma J2SE e pelo container Jakarta Tomcat . Serão
apresentados neste artigo os resultados preliminares da arquitetura proposta.
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Publicado
2004-11-14
Como Citar
FILHO, R. C. M. F.; CONSOLI, N. C.; VICARI, R. M.; SCHNAID, F.; SILVEIRA, R. A. Proposta de Sistema Tutor Inteligente para Engenharia Geotécnica. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 2, n. 2, 2004. DOI: 10.22456/1679-1916.13846. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13846. Acesso em: 29 nov. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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