A MULTIMÍDIA COMO RECURSO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Paulo Roberto Bortoli UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13765

Palavras-chave:

alfabetização, software educacional

Resumo

A cada dia aumentam as preocupações com os problemas da alfabetização, na escola, na
família, nas empresas, nas universidades. Embora surjam novos métodos de ensino e
avaliação, o problema da reprovação e evasão persiste, de nada adianta subterfúgios do
tipo aprovação compulsória que apenas esconde o problema. Nas salas de aulas temos
cartazes, painéis, etc., recursos tradicionalmente utilizados durante o processo de
alfabetização. Todos, porém, são estáticos, não apresentam uma característica lúdica,
não são dinâmicos e o aluno não interage com eles diretamente. Estamos no terceiro
milênio, a informática está cada vez mais íntima de nossas vidas, projetos de
informatização das escolas públicas e privadas vem sendo desenvolvidos para a
educação e nem sempre utilizam critérios pedagógicos. Considerando estes fatos
desenvolveu-se um programa, de caráter lúdico, que utiliza os recursos de multimídia
para auxiliar, em especial, o alfabetizando surdo. Não pretende ser uma panacéia para
resolver todos os problemas da evasão e repetência, mas um novo recurso que auxilie no
processo de alfabetização baseado na pedagogia e com característica lúdica, utilizando a
informática. O programa é fruto da dissertação de mestrado "SOFTWARE
EDUCACIONAL LÚDICO: UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR O SURDO
NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SEU VOCABULÁRIO ESCRITO" e tem
sido utilizado numa escola especial para surdos desde o ano de 2000.

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Publicado

2004-03-25

Como Citar

BORTOLI, P. R. A MULTIMÍDIA COMO RECURSO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 2, n. 1, 2004. DOI: 10.22456/1679-1916.13765. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13765. Acesso em: 3 dez. 2023.