A HIPER-HISTÓRIA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13705Palavras-chave:
aprendizagem colaborativa apoiada por computadorResumo
Este trabalho apresenta uma das possibilidades do uso da informática, sendo opróprio aluno o protagonista, como fator de estímulo participativo na construção do
conhecimento. Desenvolvido a partir de uma atividade realizada no ano de 2002, com
alunos de uma turma de jardim de uma escola de periferia e nível sócio-econômico
baixo, com idade variando entre 5 anos e 6 anos e meio, sendo complementado pelos
mesmos alunos em 2003, com idade variando entre 6 anos e meio e 7 anos e meio. Tal
atividade consistiu, num primeiro momento - 2002 - , da criação e narração de uma
história pelos alunos, seguida da escrita textual pela professora da turma.
Posteriormente a história foi teatralizada - esta foi filmada - e representada
graficamente (desenhos) pelos alunos. Na segunda etapa - 2003 - com os elementos de
diferentes mídias e um software de edição de hipermídia foi desenvolvido um programa,
utilizando recursos de multimídia e hipertexto, possibilitando a exploração virtual da
história pelos protagonistas, a partir desta vivência os alunos, na turma do primeiro ano
do primeiro ciclo, criaram alternativas com diferentes desenlaces. Com estas diferentes
finalizações foram construídas diferentes continuações da história, tornando-se uma
hiper-história, numa vivência recursiva. Pretende-se dar continuidade ao trabalho em
mais duas etapas (2004/2005), incluindo-se os desenlaces alternativos criados, cujos
textos serão corrigidos pelos alunos, e a teatralização e de cada um deles pelos próprios
alunos. Com estes novos materiais será construída uma nova versão da hiper-história.
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Publicado
2004-03-25
Como Citar
LIMA, L. R. D.; BORTOLI, P. R. A HIPER-HISTÓRIA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 2, n. 1, 2004. DOI: 10.22456/1679-1916.13705. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13705. Acesso em: 3 dez. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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