ESTÁGIO VIRTUAL À DISTÂNCIA: Um estudo de caso para o ensino de engenharia de usabilidade

Autores

  • Renate de Oliveira Silva UFSC
  • Walter de Abreu Cybis UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13699

Resumo

Este artigo apresenta a proposta do "Estágio Virtual", como abordagem pedagógica para o
ensino à distância em Engenharia de Usabilidade seguindo a teoria sócio-interacionista de Vygotsky. O
"Estágio Virtual" foi desenvolvido com o objetivo de viabilizar um estágio fictício em uma empresa
também fictícia, tendo como objetivo motivar, informar e principalmente capacitar, acadêmicos em
engenharia de usabilidade, através de atividades práticas semelhantes àquelas realizadas em empresas do
mercado de trabalho real. Relata também a aplicação desta proposta em um estudo de caso, bem como, as
conclusões que dele se pode tirar. A análise do experimento demonstrou a validade da proposta e
possibilitou a identificação de vantagens, problemas com suas respectivas causas e soluções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2004-03-25

Como Citar

SILVA, R. de O.; CYBIS, W. de A. ESTÁGIO VIRTUAL À DISTÂNCIA: Um estudo de caso para o ensino de engenharia de usabilidade. RENOTE, Porto Alegre, v. 2, n. 1, 2004. DOI: 10.22456/1679-1916.13699. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13699. Acesso em: 29 set. 2022.