Ensino coletivo de violão: possibilidades para a aprendizagem colaborativa e cooperativa em EAD

Autores

  • Risaelma de Jesus Arcanjo Moura

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13697

Palavras-chave:

ensino coletivo, violão, colaboração, cooperação.

Resumo

No presente relato de experiência reflito sobre o ensino de violão
realizado junto aos alunos da licenciatura em Música, EAD, da UFRGS, nos pólos
de São Félix e Salvador-BA. Considerando que a interdisciplina Seminário
Integrador, Violão, tem contemplado em seu conteúdo a metodologia do ensino
coletivo, percebi que as interações entre os participantes têm promovido a
aprendizagem por colaboração e cooperação. Com base em uma breve revisão
bibliográfica das áreas de Educação Musical e Educação a Distância, busquei
compreender a proposta do ensino de violão a distância apoiado pelas ferramentas
tecnológicas. Os papéis dos professores tutores foram ressaltados pela sua
relevância nesta modalidade de ensino. Assim, a abordagem coletiva associada ao
uso de tecnologias da informação adequadas ao ensino de violão a distância são
fundamentais para promover a aprendizagem colaborativa e cooperativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-04-11

Como Citar

MOURA, R. de J. A. Ensino coletivo de violão: possibilidades para a aprendizagem colaborativa e cooperativa em EAD. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 2, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13697. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13697. Acesso em: 5 dez. 2023.