Visitando as Missões Jesuíticas: um jogo para aprender com emoção

Autores

  • Deise Juliana Francisco
  • Glaucio José Couri Machado
  • Rosemari Lorenz Martins
  • Daniela dos Santos Radtke
  • Max Gunther Haetinger
  • Marcos Eduardo Casa
  • Tânia Rossetti
  • Magda Bercht
  • Rosa Maria Vicari

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13688

Palavras-chave:

jogos, RPG, sistema educacional, computação afetiva e emoções

Resumo

Este artigo apresenta o jogo educacional “Visitando as Missões Jesuíticas”,
um jogo de escolha e decisão do tipo Role Play Game (RPG) Solo. Este foi criado para
atender a demanda disciplina “Computação Afetiva”, oferecida no segundo semestre de
2003, no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação/UFRGS. O objetivo
do projeto foi o de criar um protótipo de um sistema educacional que inserisse aspectos
emocionais na interação entre estudante e agente artificial, especialmente nos aspectos
concernentes à personalidade e motivação. O jogo tem um forte valor histórico,
especialmente no interior do estado do Rio Grande do Sul, palco de episódios da Guerra
Guaranítica. Sendo assim, propõe-se a inserção em ambiente missioneiro, em que o(s)
estudante(s) de quarta série poderá trabalhar com tempo histórico, características, fatos
e o cotidiano em uma redução jesuíta do século XVIII. O projeto foi implementado
como um conjunto de páginas web interativas e o padrão HTML, na composição de
hipertextos, bem como a tecnologia Java para torná-las dinâmicos.

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Publicado

2004-11-14

Como Citar

FRANCISCO, D. J.; MACHADO, G. J. C.; MARTINS, R. L.; RADTKE, D. dos S.; HAETINGER, M. G.; CASA, M. E.; ROSSETTI, T.; BERCHT, M.; VICARI, R. M. Visitando as Missões Jesuíticas: um jogo para aprender com emoção. RENOTE, Porto Alegre, v. 2, n. 2, 2004. DOI: 10.22456/1679-1916.13688. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13688. Acesso em: 25 jun. 2022.