AIHA – Ambiente Interativo e Heurístico de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13667Palavras-chave:
educação a distância, cognição, cooperação, experimentação e interatividadeResumo
Neste artigo é apresentado um ambiente interativo e heurístico de aprendizagem paraproporcionar uma educação a distância (EaD) progressiva com experimentos práticos de aprendizagem.
A interatividade do ambiente é obtida pela combinação de artefatos tecnológicos de forma a
proporcionar diversas possibilidades de resposta do estudante aos estímulos e questões de aprendizagem.
Embora a técnica seja perfeitamente aplicável a outras matérias de EaD, apresenta-se o exemplo de
aprendizagem da Linguagem de Programação C++; este assunto atualmente suscita amplo interesse em
diversas comunidades isoladas ou para pessoas com impedimentos especiais de locomoção. Comparando
com a implementação de outros ambientes, pode-se verificar que o índice de desistência e desistímulo
pode ser amplamente reduzido pela introdução de interatividade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2004-03-25
Como Citar
RODRIGUES, R. de F.; SOUZA, E. AIHA – Ambiente Interativo e Heurístico de Aprendizagem. RENOTE, Porto Alegre, v. 2, n. 1, 2004. DOI: 10.22456/1679-1916.13667. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13667. Acesso em: 10 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).