Relato de uma experiência com o uso do Diagrama Metabólico Dinâmico Virtual do Ciclo de Krebs

Autores

  • Ana Maria Ponzio de Azevedo UFRGS e FFFCMPA
  • Gustavo Brandalise Lazzarotto FFFCMPA e UCS
  • Maria Isabel Timm UFRGS
  • Milton Antônio Zaro UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13666

Palavras-chave:

Ensino de Bioquímica, Software Educacional, Jogo Educacional, Multimídia, Ciclo de Krebs

Resumo

O trabalho apresenta experiência de uso de software educacional, para estudo de uma
rota metabólica, denominado Diagrama Metabólico Dinâmico (DMDV) do Ciclo de Krebs. A experiência
foi realizada com dois grupos distintos de alunos. O primeiro grupo composto por 11 monitores de
Bioquímica, analisou a operacionalidade do software, respondendo a um questionário específico,
considerarando o DMDV de fácil navegação e agradável ao uso. O segundo grupo foi formado por 47
alunos matriculados na disciplina de Bioquímica da FFFCMPA5 e subdivididos nos grupos A e B. O
grupo A utilizou o software como método de estudo e o grupo B, considerado grupo controle, utilizou
versão DMD (papel). A avaliação do conhecimento dos alunos do segundo grupo foi feita por uma prova
escrita e pela análise de três mapas conceituais construídos por cada aluno: o primeiro antes de iniciar
o estudo, o segundo após o estudo e o terceiro após dois meses do estudo. Todos os mapas conceituais
construídos após o uso do DMDV ou do DMD indicaram expansão de conceitos em relação aos mapas
iniciais. Todos os alunos alcançaram nota superior a 5 na prova escrita. Os resultados apresentados
sugerem a validade do uso do o método do DMDV para o estudo de uma rota metabólica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2004-03-25

Como Citar

AZEVEDO, A. M. P. de; LAZZAROTTO, G. B.; TIMM, M. I.; ZARO, M. A. Relato de uma experiência com o uso do Diagrama Metabólico Dinâmico Virtual do Ciclo de Krebs. RENOTE, Porto Alegre, v. 2, n. 1, 2004. DOI: 10.22456/1679-1916.13666. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13666. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiências