Análise das zonas de perfil conceitual dos estudantes em episódios de ensino de Físico-Química mediados pelo computador
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13595Palavras-chave:
Teoria Sócio-histórica, Aprendizagem, Conceitos, Físico-Química, TecnologiasResumo
O estudo apresenta uma análise das principais contribuições da Teoria Sócio-históricapara a formação de conceitos em Físico-Química. Serão discutidos, com base em
leituras de alguns pesquisadores neovygotskyanos, os pressupostos da teoria de
Vygotsky e seus desdobramentos para o nosso campo de estudo, a Química. As
diferentes concepções sobre o processo de formação de conceitos científicos serão
analisadas, tomando-se como base suas inter-relações com os conceitos de senso
comum. Em seguida, será proposta uma sequência de episódios de ensino mediados
pelo computador, no eixo temático "termodinâmica química", para a análise das zonas
de perfil conceitual dos estudantes.
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Publicado
2009-12-21
Como Citar
COSTA, R. G. da; PASSERINO, L. M.; ZARO, M. A. Análise das zonas de perfil conceitual dos estudantes em episódios de ensino de Físico-Química mediados pelo computador. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 509–518, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13595. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13595. Acesso em: 9 dez. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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