Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13592Palavras-chave:
Avaliação Reflexiva. Portfólio de Matemática. Autonomia e Tecnologias.Resumo
Nesse trabalho, escrito a partir de uma pesquisa-ação em desenvolvimento com umuniverso de 290 estudantes de uma Escola Pública, apresentamos uma proposta de
utilização de portfólios de Matemática como um recurso para auxiliar o professor na
compreensão do processo de aprendizagem dos estudantes ao mesmo tempo em que o
estudante, via reflexão, se depara com seu próprio processo de aprendizagem.
Apresentamos dados sobre o impacto produzido pela introdução dos recursos digitais de
comunicação e informação sobre o processo de elaboração dos portfólios e sobre a
aprendizagem de Matemática. A pesquisa busca como resultado evidenciar
indicadores/categorias segundo processos metacognitivos demonstrados pelos
estudantes na construção dos portfólios. Conclui-se que a autonomia do processo de
aprendizagem segundo uma produção pessoal livre é relevante, tanto cognitivamente,
como afetivo-social, indo além do usualmente controlado pelas avaliações - padrão.
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Publicado
2009-12-21
Como Citar
BONA, A. S. D.; BASSO, M. V. de A. Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 477–487, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13592. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13592. Acesso em: 29 nov. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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