Construção da Leitura/Escrita em Língua de Sinais de Crianças Surdas em Ambientes Digitais

Autores

  • Creice Barth UFRGS
  • Lucila Santarosa UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13588

Palavras-chave:

Escrita da Língua de Sinais, construção do processo de escrita e leitura, educação de surdos, teclado virtual

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa sobre os processos e estratégias que
crianças surdas utilizam para construção da escrita/leitura na língua de sinais, assim como
examina a partir de que momento a criança surda começa a interpretar a sua escrita em língua de
sinais e, por fim, verifica quais os benefícios que as crianças surdas obtêm ao interagirem com
seus pares na construção dessa escrita, mediada em ambientes digitais, neste caso, um teclado
virtual para a escrita da língua de sinais. Ferreiro e Teberosky (1999),Vygotsky (2001 e 2003),
entre outros autores, foram utilizados como aportes teóricos para o desenvolvimento desta
investigação. As contribuições deste trabalho apontam para a necessidade de modificar o olhar
sobre as práticas pedagógicas no que diz respeito à alfabetização de crianças surdas, ainda em
português tendo como aporte estudos teóricos sobre a psicogênese da língua escrita tal qual se
processa em crianças ouvintes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-21

Como Citar

BARTH, C.; SANTAROSA, L. Construção da Leitura/Escrita em Língua de Sinais de Crianças Surdas em Ambientes Digitais. RENOTE, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 444–455, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13588. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13588. Acesso em: 25 set. 2022.