POTENCIALIDADES TECNOLÓGICAS E EDUCACIONAIS EM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM LIVRE

Autores

  • Ana Cláudia de Nardin UFSM
  • Fabian Sarmento Oliveira Fruet UFSM
  • Fábio da Purificação de Bastos UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13582

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e da Comunicação, Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem livre, Hipermídia Educacional

Resumo

Por meio desse texto, apresentamos as potencialidades tecnológicas e educacionais do Ambiente Virtual de
Ensino-Aprendizagem livre (Moodle - Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), adotado
pelo MEC como mediador-chave para Educação a Distância nas instituições federais de ensino superior e
tecnológico. Por potencializar atividades educacionais construtivista e construcionista, atende aos aspectos
psicológicos, pedagógicos, tecnológicos, culturais e pragmáticos destacados por Antonenko et al. (2004).
Destacamos as especificidades do Moodle enfatizando seu potencial para o desenvolvimento de
aprendizagem colaborativa, interação dialógico-problematizadora, interatividade, integração hipermidiática e
flexibilidade cognitiva em torno dos recursos e atividades educacionais. Para tanto, a conduta docente
diretiva faz-se necessária, a fim de que o potencial tecnológico e educacional do Moodle medie atividades
de estudo que propiciem a participação ativa e o envolvimento de professores e estudantes.

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Publicado

2009-12-21

Como Citar

NARDIN, A. C. de; FRUET, F. S. O.; BASTOS, F. da P. de. POTENCIALIDADES TECNOLÓGICAS E EDUCACIONAIS EM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM LIVRE. RENOTE, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 401–410, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13582. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13582. Acesso em: 7 dez. 2022.