Características da evasão dos estudantes do projeto piloto do curso de administração a distância da UFSC

Autores

  • Andressa Sasaki Vasques Pacheco UFSC
  • Pedro Antônio Melo UFSC
  • Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta UFSC
  • Marina Keiko Nakayama UFSC
  • Maurício Rissi UFSC
  • Patrícia de Sá Freire UFSC
  • Aline Pereira Soares UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13518

Palavras-chave:

Evasão, Administração, Educação a distância

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo de analisar as características da evasão dos estudantes do projeto piloto do curso de Administração a distância da UFSC do primeiro semestre. Quanto ao tipo de estudo, caracteriza-se como teórico-empírico, descritivo, ex-post-facto, aplicado, bibliográfica, estudo de caso e quantitativa. Desta forma, várias análises foram feitas em relação a evasão do curso, podendo constatar que a maioria dos resultados corrobora com o estado da arte sobre evasão da educação a distancia, como por exemplo a maior evasão no começo do curso, dos alunos com desempenho menor, etc. Por meio de uma monitoração constante é possível conhecer e prevenir a evasão nos cursos. Para que as informações advindas dessas pesquisas sejam utilizadas efetivamente, enfatiza-se a necessidade de uma estrutura adequada para a equipe de gestão do curso.

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Publicado

2009-12-21

Como Citar

PACHECO, A. S. V.; MELO, P. A.; TOSTA, K. C. B. T.; NAKAYAMA, M. K.; RISSI, M.; FREIRE, P. de S.; SOARES, A. P. Características da evasão dos estudantes do projeto piloto do curso de administração a distância da UFSC. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 84–94, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13518. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13518. Acesso em: 8 jun. 2023.