Focus: um aplicativo web para monitoramento do estado Flow em aulas online
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.134389Palavras-chave:
experience sampling method, estados Flow, aprendizagemResumo
Em 2020, devido a uma pandemia global, as aulas online foram adotadas em todos os níveis de ensino. É conhecido que as emoções desempenham um papel importante na motivação, eficácia, autonomia e engajamento dos estudantes, sendo o Flow um estado de envolvimento total em uma atividade que favorece o aprendizado e o autoaprendizado. Este artigo apresenta o desenvolvimento e a utilização de um aplicativo web chamado Focus, que permitiu o monitoramento em tempo real do estado de Flow dos participantes durante aulas online. Os dados foram coletados por meio do Experience Sampling Method, permitindo rastrear a motivação, a emoção e o envolvimento dos estudantes. Os resultados obtidos indicam que o aplicativo é útil para rastrear os estados de Flow e o engajamento dos estudantes nas aulas online.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).