Focus: um aplicativo web para monitoramento do estado Flow em aulas online

Autores

  • Walter A. Nagai ICT/Unifei-Itabira
  • Rui M. Lima DPS/UMinho
  • Diana Mesquita CEDH/UCP
  • Claudia A. Izeki ICT/Unifei-Itabira

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.134389

Palavras-chave:

experience sampling method, estados Flow, aprendizagem

Resumo

Em 2020, devido a uma pandemia global, as aulas online foram adotadas em todos os níveis de ensino. É conhecido que as emoções desempenham um papel importante na motivação, eficácia, autonomia e engajamento dos estudantes, sendo o Flow um estado de envolvimento total em uma atividade que favorece o aprendizado e o autoaprendizado. Este artigo apresenta o desenvolvimento e a utilização de um aplicativo web chamado Focus, que permitiu o monitoramento em tempo real do estado de Flow dos participantes durante aulas online. Os dados foram coletados por meio do Experience Sampling Method, permitindo rastrear a motivação, a emoção e o envolvimento dos estudantes. Os resultados obtidos indicam que o aplicativo é útil para rastrear os estados de Flow e o engajamento dos estudantes nas aulas online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

NAGAI, W. A.; LIMA, R. M.; MESQUITA, D.; IZEKI, C. A. Focus: um aplicativo web para monitoramento do estado Flow em aulas online. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 423–432, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134389. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134389. Acesso em: 3 dez. 2023.

Edição

Seção

Tecnologias móveis e mobile learning na formação