O que impacta na qualidade de uso de bibliotecas digitais móveis? Definindo atributos de qualidade a partir da literatura e opinião dos usuários

Autores

  • Gabriel Oliveira DEINF, UFMA
  • Anderson Lopes DEINF, UFMA
  • José Melo DEINF, UFMA
  • Rui Serra DEINF, UFMA
  • Arthur Passos PPGCC, UFMA
  • Davi Viana PPGCC, DCCMAPI, UFMA
  • Luis Rivero PPGCC, DCCMAPI, UFMA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.134387

Palavras-chave:

Bibliotecas Digitais M´oveis, Atributos de Qualidade, Requisitos, Checklist

Resumo

Nos ´ultimos anos, ocorreu um grande crescimento na adoc¸˜ao de recursos educativos online, incluindo as bibliotecas digitais m´oveis. Para atender melhor os usu´arios, é essencial que essas bibliotecas sejam f´aceis de usar, tenham um bom poder computacional e sejam atualizadas regularmente. No entanto, nota-se a falta de definic¸˜ao de atributos de qualidade que direcionem o desenvolvimento dessas bibliotecas. Esta pesquisa tem o objetivo de coletar atributos de qualidade atrav´es da an´alise de artigos, uso de aplicativos de bibliotecas e coment´arios de usu´arios. Em cada etapa, fazendo an´alises de caracter´ısticas, criou-se uma lista de atributos que foram associados, desenvolvendo um total de 42 requisitos. Com esse processo, gerou-se um checklist que permite avaliar e desenvolver bibliotecas digitais m´oveis e, ao final, ele foi aplicado em 2 aplicativos de bibliotecas digitais m´oveis escolhidas. Ao analisar os atributos identificados durante a avaliac¸˜ao, foram obtidos resultados compat´ıveis com as avaliac¸ ˜oes dos usu´arios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

OLIVEIRA, G.; LOPES, A.; MELO, J.; SERRA, R.; PASSOS, A.; VIANA, D.; RIVERO, L. O que impacta na qualidade de uso de bibliotecas digitais móveis? Definindo atributos de qualidade a partir da literatura e opinião dos usuários. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 413–422, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134387. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134387. Acesso em: 3 dez. 2023.

Edição

Seção

Tecnologias móveis e mobile learning na formação